O XIII Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental – Mutagen-Brasil (antiga SBMCTA) é o 13º evento organizado por essa associação científica sem fins lucrativos, a qual foi fundada em setembro de 1989 e, desde essa data, os congressos nacionais têm sido realizados regularmente a cada dois anos. Os três últimos eventos aconteceram em, São Pedro, SP (2011) e Foz do Iguaçu, PR (2013) e Indaiatuba, SP (2016). Os participantes são em geral oriundos de universidades públicas e privadas, institutos de pesquisa além de empresas e órgãos dedicados a assuntos regulatórios do meio ambiente.
O evento tem um caráter importante na disseminação do conhecimento e formação de profissionais brasileiros na área de Mutagênese, Carcinogênese e Genômica Ambiental, priorizando e incentivando a participação de alunos de graduação e pós-graduação, os quais têm a oportunidade de apresentação de seus trabalhos científicos, bem como de discussões com pesquisadores conceituados e de grande prestígio na área.
Várias abordagens em pesquisa são contempladas no evento, principalmente aquelas relacionadas à ação e efeitos de contaminantes ambientais (exposição ocupacional e acidental), bem como caracterização das respostas celulares e dos organismos, além de mecanismos estudados ao nível molecular. A exposição a muitos desses agentes tem sido associada ao risco a várias doenças e ao comprometimento da saúde humana e animal, o que também será abordado no evento.
Assim, o XIII Congresso da Mutagen-Brasil tem o objetivo de contribuir para a atualização e disseminação do conhecimento científico sobre temas relevantes no campo da pesquisa básica e aplicada em mutagênese, carcinogênese e genômica ambiental. Ressalta-se ainda, a importância e relevância do evento quanto à contribuição na qualidade da formação de profissionais brasileiros, ampliando suas oportunidades de sucesso profissional.
O congresso visa também oferecer aos seus pesquisadores participantes a oportunidade destes interagirem com conferencistas conceituados, o que poderá promover estudos colaborativos entre grupos de pesquisa (em âmbito nacional e internacional), contribuindo desta forma para o aprimoramento de profissionais e desenvolvimento científico.
A comissão organizadora tem a honra de externar os agradecimentos sinceros aos pesquisadores
palestrantes e deseja um excelente congresso e convívio agradável a todos os participantes.
Cordialmente,
Comissão organizadora
Comissão organizadora:
- Carlos Renato Machado - UFMG - Belo Horizonte - MG
- Catarina Satie Takahashi - USP - Ribeirão Preto - SP
- César Koppe Grisolia - UNB - Brasília - DF
- Daisy M. Favero Salvadori - Unesp – Botucatu - SP
- Elza Tiemi Sakamoto Hojo - USP - Ribeirão Preto- SP
- Juliana da Silva - ULBRA - Canoas RS
- Raquel Alves dos Santos- UNIFRAN – Franca - SP
Comissão científica:
- Carlos F. M. Menck - USP São Paulo SP
- Carmem Lúcia Bassi Branco - UFMT Cuiabá MT
- Deborah Arnsdorff Roubicek - CETESB São Paiulo SP
- Elizângela de Paula Silveira Lacerda - UFG Goiânia GO
- Eneida de Moraes Marcílio Cerqueira - UEFS Feira de Santana BA
- Fabio Luis Forti - USP São Paulo SP
- Israel Felzenszwalb - UERJ Rio de Janeiro RJ
- Jenifer Saffi - UFCSPA Porto Alegre RS
- João A. P. Henriques - UFRGS Porto Alegre RS
- Lucia Regina Ribeiro - UNESP Botucatu SP
- Lucymara Fassarella Agnez Lima - UFRN Natal RN
- Mário Sérgio Matovani - UEL Londrina PR
- Mário Spanó - UFU Uberlândia MG
- Renata Canalle - UFPI Parnaíba PI
- Rommel Mario Rodriguez Burbano - UFPA Belém PA
- Nadja C. Souza Pinto - USP São Paulo SP
- Vanessa Moraes de Andrade - UNESC –UNESC Criciuma SC
- Vera Maria Ferrão Vargas - UFRGS Porto Alegre RS
- Wilner Martinez López - ALAMCTA - Presidente